A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista foi instalada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (4). O evento contou com palestras sobre os desafios para promover a inclusão social, além da divulgação de novas pesquisas e tratamentos. 652a1b
O encontro marca o Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo. Trata-se de uma alteração neurológica que afeta as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Por isso, quem sofre do transtorno costuma ter dificuldade em se concentrar, se comunicar e socializar com outras pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde estima-se que mais de 70 milhões de pessoas vivam com essa condição no mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil.
Um dos palestrantes do lançamento da Frente Parlamentar foi Jaime Lin, médico que atua no laboratório de pesquisa em autismo e neurodesenvolvimento da UNESC. Ele destacou a importância de um diagnóstico precoce.
O coordenador da Frente Parlamentar é o deputado Pepê Collaço, do Progressistas. Ele pontuou a necessidade de políticas públicas para a inclusão de autistas na sociedade.
Os vereadores de Capinzal Jairo Luiz Hoffmann (PP) e Tiago de Oliveira Luz (PDT) estiveram presentes no evento. Jairo voltou otimista com as ações que poderão ser implantadas, dentre elas a de um centro de acolhimento aos autistas.
Diversos representantes de instituições, famílias e parlamentares estiveram presentes no evento de abertura da Frente Parlamentar.