Encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 21, em Capinzal, o 1° Encontro de Familiares e Pessoas com Síndrome de Down, intitulado “Nosso olhar para a diferença das cores: quem somos, onde estamos, o que queremos e o que podemos”.
O evento que iniciou na noite de quinta-feira, dia 20, foi organizado através da Escola de Educação Básica Mater Dolorum em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa, CRAS, e a escola do legislativo.
A diretora da Escola Mater Dolorum, Adriane Franke, expressou sua satisfação com a realização do encontro, que era um sonho da instituição e se concretizou graças à parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos e a Escola do Legislativo. Ela destacou a importância da união de esforços para construir políticas públicas eficazes e garantir oportunidades iguais para as crianças com Síndrome de Down.
Adriane ressaltou que pensar na Síndrome de Down é pensar em políticas públicas que ofereçam um atendimento adequado e que proporcionem amor, carinho e oportunidades iguais às demais crianças. Ela enfatizou que o encontro foi pensado de forma coletiva, a partir das demandas apresentadas pelas famílias, e que a presença do poder público é fundamental para avançar nessa causa.
Jarlei Rodrigues, pai de uma criança com Síndrome de Down, compartilhou seu relato sobre a participação no primeiro encontro de familiares e pessoas com a condição, realizado recentemente em Capinzal. Ele expressou profunda gratidão aos organizadores e a todos que estiveram presentes no evento, ressaltando a relevância da iniciativa para a comunidade.
Jarlei também abordou a necessidade de políticas públicas mais eficazes, especialmente no que diz respeito ao e financeiro. Rodrigues mencionou os altos custos de terapias como fonoaudiologia e fisioterapia, essenciais para o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, e apelou para que os órgãos públicos ofereçam um olhar mais atento a essas necessidades.
A professora Dirlei Weber da Rosa, expressou sua gratidão pela receptividade da comunidade e pelo sucesso do evento, e um agradecimento especial a todos que colaboraram, desde aqueles que contribuíram financeiramente através de doações, até as istrações municipais de Capinzal, Ouro e Zortéa, ao Legislativo de Capinzal e Ouro, a Escola do Legislativo, a Secretaria de Educação e o CRAS de Ouro também foram citados como parceiros essenciais.
Dirlei Weber da Rosa estendeu o agradecimento a todos que se fizeram presentes no evento, tornando-o um momento significativo, e que já começa a se pensar na próxima edição do encontro em 2026.