Com a proximidade do feriado de Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início à Operação Carnaval 2024, que se estenderá da zero hora desta sexta-feira, dia 09, até às 23h59min de quarta-feira de cinzas, dia 14. Com a expectativa de um intenso fluxo de veículos, a operação tem como objetivo garantir a segurança e fluidez do trânsito nas estradas catarinenses. 1d3ia
O período do Carnaval é conhecido por ser um dos mais movimentados do ano em Santa Catarina, reunindo famílias em viagens de lazer, turistas em busca das praias e foliões aproveitando as festas públicas. O aumento do fluxo de veículos é previsto principalmente em regiões que sediam tradicionais festividades, como Laguna, Grande Florianópolis, Navegantes (BR-101), São Francisco do Sul (BR-280) e Joaçaba (BR-282). Os momentos de maior movimentação são esperados para a tarde de sexta-feira, dia 09, sábado pela manhã, e nos dias 13 e 14, quando se encerra o feriado e se inicia o retorno dos foliões para casa.
Para garantir a efetividade da operação, a fiscalização será intensificada, contando com agentes da escala convocados para trabalhar na folga, policiais que atuam na área istrativa e equipes da Universidade Corporativa da PRF (UniPRF), instalada em Florianópolis. Essas equipes extras estarão posicionadas em locais estratégicos, identificados como críticos devido ao alto índice de acidentes ou infrações de trânsito.
Entre as infrações que serão alvo da fiscalização, destacam-se ultraagens indevidas, excesso de velocidade, uso do celular ao volante e falta do cinto de segurança. Um foco especial será dado ao combate à embriaguez ao volante, principal causa de acidentes graves ou fatais. A PRF ressalta que dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima, punida com suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa de R$ 2.934,70. A mesma penalidade é aplicada ao condutor que se recusa a realizar os testes de alcoolemia.
Além disso, haverá restrição de tráfego em pistas simples para veículos de cargas excedentes nos dias e horários estabelecidos pela PRF, visando aumentar a fluidez do trânsito e reduzir o risco de acidentes.
A PRF relembra aos condutores algumas atitudes que podem salvar vidas, como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, o uso dos faróis durante o dia, o respeito aos limites de velocidade e às normas de ultraagem, entre outras.
Em caso de acidente sem vítimas e apenas com danos materiais, os envolvidos têm a obrigação de liberar a via e realizar o registro da ocorrência pela internet, preenchendo a Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) disponível no site www.prf.gov.br/declarante.
A PRF reforça a importância da prudência e responsabilidade de todos os motoristas durante o feriado de Carnaval, visando a segurança de todos os usuários das rodovias.