O prazo para a realização dos exames de tuberculose nas propriedades leiteiras dos municípios de Capinzal está chegando ao fim. Conforme a portaria n° 44/2020, da Secretaria de Agricultura, os exames devem ser feitos até o dia 30 de junho.
Todas as propriedades leiteiras localizadas nas linhas Barro Preto, Barro Branco, Engenho Novo, Linha Pelizzaro, Fazenda das Palmeiras, Fazenda Santo Antônio, Duas Pontes, Fazenda São Pedro, Residência, Alto Residência, São Roque e Rio Pardo precisam realizar os exames de tuberculose em todos os animais cadastrados na propriedade com idade superior a 42 dias. O objetivo é assegurar a validade dos exames e garantir a saúde do rebanho.
Felipe Hanauer Schaab, médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), reforça a importância do cumprimento do prazo e ressalta que o objetivo é garantir a saúde do rebanho.
“ado o prazo, a propriedade que não realizou os exames será verificada e uma visita será realizada para solicitar que os exames sejam feitos o mais rápido possível. Caso contrário, a captura de leite pode ser interrompida até que a situação seja regularizada”, alertou Schaab.
Ele destacou ainda que os produtores devem contratar um médico veterinário habilitado de sua preferência e confiança para realizar os exames.
Para mais informações, os produtores podem entrar em contato no fone 3555-3329.