Está autorizada a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais pela Secretaria da Saúde do Governo de Santa Catarina, com recomendação do Ministério da Saúde. Segundo o ministério, estudos apontam redução da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses após a aplicação. 6i402b
A segunda dose de reforço deverá ser realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente do tipo usado anteriormente.
Em Santa Catarina a cobertura vacinal com a primeira dose de reforço nos adultos com 18 anos ou mais ainda é baixa, de 38%. Na população acima de 60 anos é de 73% e nos idosos com 80 anos ou mais é de 75%, também abaixo do recomendado, de 85%.
No momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço. No entanto, os municípios que tiverem doses disponíveis para aplicação da segunda, já podem iniciar a aplicação.
Atualmente, no estado, mais de 111 mil de idosos com 80 anos ou mais já tomaram a primeira dose de reforço. As cidades que mais vacinaram essa faixa etária, por população estimada, são: Macieira, Vargem Bonita, Arvoredo, Santiago do Sul, Antônio Carlos, Marema, Princesa, Erval Velho, Rancho Queimado, Xavantina e Chapadão do Lageado.
Para obter informações sobre o esquema vacinal no estado, basta ar o site www.coronavirus.sc.gov.br.