Atendendo ao convite do Departamento de Cultura de Jaborá, na tarde de segunda feira, dia 28, o Vice-prefeito Rene Modena, o Diretor de Cultura, Laudemir Rech e o assessor do senador Esperidião Amim, Sérgio Durigon, visitaram a I Mostra Cultural Taliani de Jaborá – “Um Resgate dos Sabores”. 71ar
A atividade ocorreu no Centro de Eventos e foi promovido com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), aprovada em julho de 2022 e regulamentada em maio de 2023, que disponibilizou R$ 3,8 bilhões de recursos para execução de projetos na área da cultura em todo território nacional. Os projetos de Jaborá foram gerenciados pelo Consórcio Lambari e o montante destinado para a Associação Municipal dos Municípios do Alto Uruguai (AMAUC) foi de mais de R$ 1,5 milhão, cujos editais foram lançados em novembro do ano ado.
Para Jaborá foram propostos três projetos: um documentário da Igreja Matriz de São Roque e do Juvenato São Pascoal; um documentário sobre a história de Jaborá e a Mostra Cultural, com o objetivo de difundir, entre outros, o patrimônio imaterial, cujos editais foram vencidos pelos agentes culturais, Jardel Soster e Maria Teresa Sandi Alves, moradores do município.
Foram oferecidas oficinas culturais com o objetivo de resgatar receitas que as nonas faziam, mas que com o tempo foram se perdendo, a exemplo do sugo de uva na palha de milho; esfregolá; tortei temperado com recheio de moranga frita, radicci cotti, marmelada armazenada na caixinha de madeira, entre outros.
Durante a preparação dos alimentos, houve apresentações musicais e frottole (histórias e conversas na língua de nossos imigrantes), assim como faziam os primeiros descendentes de italianos quando se reuniam com os vizinhos para fazer o filó.
Após a preparação dos alimentos teve a confraternização onde os participantes e todos puderam degustar os pratos preparados.
O encontro encerrou-se com a apresentação do primeiro documentário sobre a história de Jaborá, da Igreja Matriz São Roque e do Juvenato São Pascoal.
“O intercâmbio entre os municípios é uma excelente forma de promover a cultura e o turismo em nossa região. A troca de experiências e conhecimentos entre diferentes localidades pode enriquecer a identidade cultural de cada uma delas, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social. Vamos continuar incentivando e fortalecendo essas parcerias para promover a diversidade e a riqueza de nossa região” afirmou o Diretor de Cultural, Laudemir Rech.