Uma chapeação de veículos foi completamente consumida por um incêndio na Rua Osvaldo Cruz, bairro Parque Jardim Ouro, em Ouro. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Capinzal, que atuou para controlar as chamas e evitar que o fogo se alastrasse para edificações vizinhas.
A Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) acionou o trem de socorro da Organização Bombeiro Militar (OBM) de Capinzal assim que recebeu o alerta. Para o local, foram deslocadas três viaturas: os caminhões de combate a incêndio e resgate ABTR-215 e ABTR-99, e a ambulância ASU-574.
Ao chegar à Rua Osvaldo Cruz, a guarnição deparou-se com uma edificação térrea de aproximadamente 320 m², construída em alvenaria com estruturas metálicas. O local, que funcionava como uma oficina de chapeação de veículos, já estava completamente tomado pelas chamas, com o incêndio em estágio de desenvolvimento completo.
A primeira ação dos bombeiros foi proteger as edificações vizinhas onde haviam duas residências localizadas nas laterais e uma nos fundos do imóvel em chamas para evitar a propagação do fogo. Em seguida, iniciou-se o combate direto ao incêndio por meio de duas linhas de ataque: uma posicionada na janela frontal e outra na janela lateral esquerda da oficina.
Para possibilitar o o da equipe ao interior do imóvel e otimizar as ações de combate, foi necessário o arrombamento do portão principal da edificação.
No interior da oficina, os bombeiros constataram que seis veículos e uma motocicleta foram completamente consumidos pelas chamas. Além dos veículos, diversos equipamentos de solda, botijões e variados materiais inflamáveis também foram atingidos. A presença de componentes de magnésio nos destroços exigiu a aplicação de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para um combate mais eficaz e seguro.
Após aproximadamente 50 minutos de combate intenso, as chamas foram totalmente extintas. Iniciou-se, então, o trabalho de rescaldo, que se estendeu por mais 40 minutos. Nesta fase, os bombeiros realizaram a abertura dos capôs dos veículos atingidos, o revolvimento das brasas e a aplicação adicional de água e LGE para eliminar focos residuais e prevenir qualquer risco de reignição.
Ao todo, foram utilizados cerca de 13.000 litros de água e 15 litros de LGE na operação. Durante o atendimento, o proprietário do estabelecimento informou a possibilidade de haver um cachorro dentro da edificação no momento do incêndio. Contudo, após uma busca visual e tátil minuciosa, nenhum animal foi localizado pelas equipes.
Finalizadas todas as ações de combate, rescaldo e eliminação de riscos, o local foi devidamente isolado. Os responsáveis pela oficina foram informados de que uma perícia será realizada nos próximos dias para investigar as possíveis causas e a origem do incêndio.
Após a conclusão da ocorrência e o ree das orientações necessárias, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar retornaram à base em Capinzal.