O Hospital Nossa Senhora das Dores, em Capinzal, foi contemplado com novos equipamentos adquiridos por meio de emendas impositivas de quatro vereadores do município.
A entrega, foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 27, com um investimento das emendas de R$ 267.748,00, cujo valor destinado à aquisição de itens fundamentais para o atendimento médico e conforto dos pacientes.
O ato contou com a presença do vice-prefeito eleito e vereador Tiago de Oliveira Luz, e do presidente do legislativo Jairo Hoffmann. Os vereadores Rafael Edgar Tonial e Ênio José Paggi, também foram responsáveis pela destinação das emendas.
Entre os equipamentos entregues estão seis bombas de infusão, dois aparelhos de eletrocardiograma, um ventilador pulmonar, um aparelho de gasometria, uma impressora, três notebooks e 15 poltronas que serão instaladas junto aos leitos do SUS.
Esses recursos são fruto de um projeto de emendas impositivas criado na atual legislatura e refletem a prioridade dada à saúde pública local. Houve também uma contrapartida do hospital de R$ 1.071,28.
O vice-prefeito eleito e vereador, Tiago de Oliveira Luz, destacou que o projeto das emendas impositivas busca garantir que o dinheiro público retorne em benefícios diretos para a população.
Já o presidente da Câmara, Jairo Hoffmann, enfatizou que os novos equipamentos irão atender necessidades essenciais do hospital, trazendo avanços no atendimento de urgências e emergências.
A diretora do hospital, irmã Adelaide Frigo, ressaltou a importância do ventilador pulmonar, especialmente para pacientes graves que necessitam de entubação.
Ela também apontou que os novos equipamentos permitirão melhorar a infraestrutura tanto no pronto-socorro quanto no andar de internações, reforçando o atendimento para pacientes com condições como AVC, infartos e traumas. Embora o hospital esteja bem equipado após essas aquisições, a diretora frisou que há desafios estruturais a serem enfrentados.
O hospital, com mais de 70 anos, necessita de reformas para adequação às normas da vigilância sanitária, incluindo a instalação de banheiros em todos os quartos e melhorias na ibilidade.
Os planos futuros incluem a busca por verbas federais e estaduais para custeio e reforma, visando aumentar a capacidade de leitos para 104 nos próximos 10 anos. Irmã Adelaide também agradeceu aos vereadores e à população pelo apoio contínuo, especialmente por meio de doações que ajudam na manutenção dos equipamentos.