A Secretaria Municipal de Educação de Capinzal, em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Escola do Legislativo, realizará o III Seminário Intermunicipal: TEA e Inclusão Escolar. O evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de abril, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal. 1a24w
O seminário tem como objetivo promover o conhecimento sobre a legislação e as necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridos na sociedade e nas escolas. Com o tema “Ações Transformadoras para Inclusão”, o evento busca oferecer orientações técnicas e práticas para profissionais da área, famílias e a comunidade em geral.
A programação terá início na noite do dia 15 de abril, às 19h, com uma palestra de Michelli Sabatini e Fernando Calil, focada em ações transformadoras na inclusão escolar para profissionais de apoio escolar, professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e apoio pedagógico dos municípios de Capinzal e Ouro.
Na noite do dia 16 de abril, também às 19h, Fernando Calil e Michelli Sabatini se reunirão com famílias, comunidade e demais profissionais da área para um encontro aberto ao público no Centro Educacional.
O dia 17 de abril será dedicado aos profissionais das redes municipais de ensino de Capinzal e Ouro, da AMA, da APAE e convidados. A programação, que se estenderá por todo o dia a partir das 7h30, incluirá palestras sobre práticas baseadas em evidências científicas para o prognóstico do autismo, a relação entre família, saúde e educação, e instrumentos e ações para a inclusão.
A secretária municipal de educação de Capinzal, Simone Zapalalio de Oliveira Luz, destacou a importância do seminário como um momento de busca por informação e conhecimento sobre o tema do autismo, que tem ganhado relevância nos espaços escolares e na sociedade. Ela ressaltou que a informação é fundamental para gerar empatia e respeito.
A organização do evento agradeceu a parceria da Secretaria de Educação, da istração municipal de Capinzal e Ouro, da Escola do Legislativo, da APAE e da AMA, que uniram esforços para a realização do seminário. A expectativa é de que a formação oferecida alcance o maior número possível de pessoas, contribuindo para o dia a dia dos profissionais e para uma sociedade mais inclusiva.