Na noite da última sexta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Capinzal recebeu a audiência pública para apresentação e debate do Plano Plurianual, o PPA, que define as metas e ações da istração municipal para o período de 2026 a 2029. 5y1i8
O encontro contou com a participação de moradores, membros da istração pública e foi conduzido pelo coordenador istrativo e contador da Prefeitura, Benjamim Borsoi.
Em entrevista à Rádio Nativa FM, o vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz destacou a importância do PPA como um instrumento fundamental para o planejamento e execução das políticas públicas municipais.
Ele também ressaltou que o plano inclui sugestões recebidas da população por meio de consultas públicas eletrônicas e que as propostas de cada secretaria foram alinhadas para garantir que o plano esteja em sintonia com as reais necessidades do município.
Sobre as projeções financeiras, Tiago Luz informou que a estimativa de receita para 2026 é de cerca de R$ 250 milhões, valor que pode sofrer ajustes conforme a arrecadação e recursos disponíveis. Para o ano de 2025, a previsão orçamentária é de aproximadamente R$ 198 milhões.
Ainda segundo Tiago, após esta etapa, o PPA será enviado para análise dos vereadores, que promoverão nova audiência pública para ouvir a população e discutir o plano. Em seguida, o projeto retornará ao Executivo para encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirão as ações e os recursos para o ano seguinte.
A realização da audiência pública é um o importante para garantir transparência e participação da comunidade no planejamento das políticas públicas de Capinzal.