A primeira sessão ordinária da Câmara Jovem de 2024 aconteceu nesta quarta-feira (29). Isadora Gonçalves Pereira, aluna da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, presidiu a reunião, com a presença do presidente do legislativo, Jairo Luiz Hofmann, e do vereador Enio Jose Paggi. 1e5931
Durante o primeiro encontro, os jovens vereadores apresentaram seis indicações e duas moções de aplauso. A primeira moção homenageou a Escola de Educação Básica São Cristóvão pelos destaques nos jogos escolares Santa Catarina. A segunda prestou reconhecimento à estudante Diane Antunes de Lima e à Escola São Cristóvão pelo destaque no Programa Jovem Senador 2024.
A vereadora jovem Isadora Gonçalves Pereira propôs a realização de melhorias no bueiro localizado na Rua 16 de Maio, no Loteamento Novo Horizonte, visando aumentar a segurança do local e prevenir novos acidentes, após um carro ter caído no local em 13 de maio.
O vereador jovem Erick Schuastz indicou a instalação de um semáforo de três tempos na faixa elevada em frente à Escola de Educação Básica São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, para garantir a segurança dos estudantes durante os horários de entrada e saída da escola.
Além disso, Erick Schuastz também propôs a realização de reparos e pinturas nas faixas de pedestres próximas à escola, visando proporcionar um deslocamento mais seguro aos estudantes.
O vereador jovem Gregory Machado apresentou duas indicações, a primeira para realizar melhorias nas calçadas de pedestres no trevo de entrada do bairro Vila Sete, especialmente próximo à Escola de Educação Básica São Cristóvão e a segunda para reposicionar a faixa de pedestres do trevo da entrada da Vila Sete de Julho, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos que utilizam esse trajeto.
Por fim, o vereador jovem Guilherme Michelotto Modena propôs que o município recomende aos proprietários de lotes baldios do loteamento Jacob Dorini e seus arredores a realização de roçada e limpeza em seus terrenos, visando evitar a criação e proliferação de animais peçonhentos e insetos, em meio ao alto índice de mosquitos e relatos de infestação de escorpiões e aracnídeos na região.
Na oportunidade, a coordenadora do núcleo da Mulher Empresária da ACIRP, Ana Maria de Barba Bazzi, foi convidada a utilizar a tribuna livre da Câmara Jovem. Em seu discurso, Ana Maria compartilhou sua inspiradora história de vida, desde seus primeiros empregos até a fundação da sua própria marca de roupas e a participação em um projeto de moda com a goleira de handebol Chana Masson.
Ana Maria ressaltou a importância da busca por conhecimento, aperfeiçoamento e superação de obstáculos para alcançar os sonhos. Ela também incentivou os jovens vereadores a se engajarem na vida política e a trabalharem por um futuro melhor para Capinzal.
Após a sessão, foi servido um coffe break, encerrando assim a primeira reunião da Câmara Jovem de 2024 com sucesso.
A próxima sessão está agendada para 26 de junho.