Uma das atividades mais tradicionais do Brasil, o Ato Cívico em comemoração a Independência, retornou após a pandemia e concentrou grande público no Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli, em Capinzal, nesta quarta-feira (7). O evento, criado para celebrar a independência do Brasil, chega em um novo momento, sem restrições pela pandemia e com o clima de civismo, família e confraternização. 5b4e5m
Estiveram presentes no ato, o Prefeito Nilvo Dorini, Vice-prefeita Noêmia Maria Bonamigo Pizzamiglio, vereadores, o Major da Polícia Militar de Capinzal Cleverson Garcez, o subtenente do Corpo de Bombeiros Cristian Aurélio, a Secretária de Educação Veranice Lovatel, a Diretora de Cultura Tatiane Riffel da Costa, além de outras autoridades e representantes de várias entidades locais.
Às 09h, após a composição do palanque oficial, tomaram seus lugares a Fanfarra Municipal e a Banda Municipal que conduziu o Pavilhão Nacional das bandeiras e fez uma bela apresentação.
Na sequência os presentes ouviram e cantaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Independência hasteado pelo Pelotão de Bandeiras e executado pela Banda Municipal foi interpretado pela aluna Laís Duarte da Escola Municipal de Música e pela Maestrina Carmem Bassegio. Ainda em gesto de patriotismo tivemos a execução do Hino a Capinzal, interpretado pela aluna Gabriela Bertoti e Maestrina Carmem.
O prefeito Nilvo Dorini, em sua fala parabenizou o trabalho da cultura do município no empenho em realizar um evento dessa magnitude para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. Disse ainda que um país melhor depende de cada um de nós e essa luta se faz no dia a dia. Em nome da vice-prefeita Noêmia agradeceu a presença de todos no Ato Cívico e exclamou um viva a Pátria Amada Brasil!
Nove apresentações abrilhantaram o evento, sendo elas: a apresentação do Coral São Paulo Apóstolo; oficina de Dança Italiana; oficina de Violão e Ukulelê; bateria; do Coral Municipal Infanto Juvenil; oficinas de Violino e Teclado; a Festa das Cores das alunas de Ballet; a Dança Gaúcha interpretada pela Invernada Artística “Semeando Tradições” da Escola Municipal Ivo Silveira; e, por fim, a Dança do Chote do Grupo de Idosos da Escola Municipal de Música.