O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, deixou o cargo nesta quinta-feira (8), após uma reunião com o governador Jorginho Mello na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. A decisão já estava sendo articulada nos bastidores, e foi confirmada por fontes próximas ao governo.
A principal razão para a exoneração foi a insatisfação do governador com o desempenho da secretaria, especialmente em relação à gestão do Ensino Médio e à lentidão nas obras de melhoria nas escolas estaduais.
Apesar de ser um dos nomes mais respeitados da educação superior em Santa Catarina, tendo presidido a Acafe e contribuído diretamente para a criação do programa Universidade Gratuita, Cimadon não conseguiu atender às expectativas do governo na principal responsabilidade da pasta: a educação básica. Os resultados fracos dos alunos no último IDEB e os atrasos em obras escolares pesaram negativamente em sua permanência no cargo.
A saída de Cimadon já vinha sendo prevista por interlocutores do governo, e o nome mais cotado para assumir a secretaria agora é o da reitora Luciane Ceretta, atual presidente da Acafe. Ela é considerada uma figura de confiança do governador e tem experiência na gestão educacional, o que fortalece sua possível indicação. Sua nomeação deve representar uma tentativa de retomada de ritmo nas ações voltadas ao Ensino Médio e à infraestrutura escolar.
Mesmo com a exoneração, Cimadon deixa sua marca na gestão estadual com o programa Universidade Gratuita, uma das iniciativas mais destacadas do governo Jorginho Mello para garantir o o ao ensino superior gratuito em Santa Catarina. O programa é uma das bandeiras da atual gestão e continuará sendo prioridade, independentemente da troca no comando da Educação.