No próximo domingo, dia 3, e na segunda-feira, dia 4 de dezembro, a comunidade educativa da Escola de Educação Básica Mater Dolorum estará nas urnas para escolher a nova diretora da instituição. Com duas candidatas concorrendo ao cargo, a disputa promete ser acirrada e representa um momento crucial para a comunidade escolar. 6xf68
As candidatas, Adriane Maria Franke (Drike), e Vanessa Regina Toigo, compartilharam suas visões e propostas em entrevistas exclusivas à Rádio Nativa FM. Ambas tiveram seus planos de gestão validados, seguindo as normas do edital, e agora buscam o apoio da comunidade para colocar em prática suas ideias.
Adriane destacou sua longa trajetória na área da educação, desde os tempos de estudante até sua atuação como assessora de direção nos últimos 11 anos. Ela enfatizou a importância de um trabalho coletivo, construído em parceria com a comunidade escolar, e ressaltou a necessidade de aprimorar índices educacionais, como Saeb e Enem, para proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.
Drike enfatizou que a escolha do novo diretor é uma responsabilidade significativa, pois afeta diretamente a vida dos alunos e suas famílias. Ela reforçou a importância da democracia no processo educacional e solicitou o apoio da comunidade para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola.
Vanessa Regina Toigo, compartilhou sua paixão pela educação ao longo de seus 30 anos de carreira, incluindo 17 anos dedicados à gestão escolar. Destacou a importância do educandário como referência em Santa Catarina, ressaltando as mudanças e desafios enfrentados pela escola ao longo dos anos.
Vanessa abordou os desafios futuros, como a implementação do novo ensino médio, e apresentou seu plano de gestão, intitulado “Pensar, Agir e Transformar na Escola”. Ela enfatizou a necessidade de uma gestão democrática e participativa, buscando melhorias no processo de ensino-aprendizagem, na infraestrutura escolar e nas parcerias com a comunidade.
Ambas as candidatas fizeram um apelo à comunidade para participar ativamente das eleições, exercendo o direito democrático de escolher o próximo gestor da Escola Mater Dolorum. Ressaltaram a importância do envolvimento dos pais, professores e alunos nesse processo decisivo, que impactará diretamente a qualidade da educação oferecida na instituição.