A Câmara Mirim de Zortéa realizou sua primeira sessão na manhã desta quarta-feira, 7 de maio. O encontro ocorreu no plenário José schi e marcou o início efetivo dos trabalhos dos jovens parlamentares, que apresentaram suas primeiras reivindicações e propostas.
Prestigiaram a sessão o presidente Maicon Martinazzo, o Vice-presidente: Elio João Maria Rodrigues, a segunda secretária, Marisete Aparecida Pereira Susin e o vereador Mateus Manoel Jung.
Segundo o vereador Edinho Moro, coordenador do projeto Câmara Mirim, esta foi a segunda sessão do grupo, sendo a primeira após à posse dos eleitos. “Hoje tivemos a primeira sessão deliberativa da Câmara Mirim, onde foram apresentadas algumas reivindicações pelos vereadores mirins”, explicou Moro.
Durante a sessão, os jovens legisladores tiveram a oportunidade de expor suas primeiras pautas. Como desdobramento, o coordenador do projeto informou que já foi agendada uma reunião com a prefeita municipal para a próxima segunda-feira, dia 12 de maio.
O sucesso do projeto Câmara Mirim, conforme destacado por Edinho Moro, depende da colaboração com as unidades escolares e a Secretaria Municipal de Educação.
As sessões da Câmara Mirim serão realizadas mensalmente. Além dos encontros formais, o projeto prevê atividades paralelas com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o papel do legislativo.
A próxima sessão ocorre no dia 04 de junho, às 09h na Câmara de Vereadores de Zortéa.
Os vereadores para legislatura mirim de 2025:
Alex Gabriel Gasperini
Eduardo Pieri
Helena Yasmin Calliari Moro
Otávio Pieri
Gabriel Antunes da Silva
Anghel Gross de Souza
Manuella Antunes Fabiano Garcia
Maria Cecilia da Costa
A mesa diretora tem como presidente Alex Gabriel Gasperini, vice-presidente Eduardo Pirei, 1ª secretária Helena Yasmin Calliari Moro e 2º secretário Otávio Pieiri.
O programa vereador mirim, surgiu da necessidade de conhecimento sobre os três poderes em que se fundamenta e democracia, dentre eles, o legislativo municipal.
Além de promover a aproximação entre câmara de vereadores e as escolas, neste programa alunos tem a oportunidade de aprender sobre a istração pública e seu contexto na sociedade brasileira.
As experiências trazidas com a participação do programa contribuem na formação pessoal, além de preparar lideres capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos.