O papa Francisco sobreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira (3), informou o Vaticano . Segundo o boletim, Francisco precisou de “ventilação mecânica não invasiva” durante o dia.
O pontífice apresentou esta mesma condição na sexta-feira (28). Broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, que acaba provocando, na sequência, um episódio de vômito com inalação. Os médicos chamam essa aspiração do vômito de broncoaspiração.
Tanto no sábado (1) quanto no domingo (2), o Francisco não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória aguda, problema que volta a ocorrer ao longo nesta segunda.
Saúde do papa 4s611d
Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma desde 14 de fevereiro, depois que um surto de bronquite piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões.
Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar seu tratamento.
Boletim anterior, divulgado na madrugada desta segunda-feira, o Vaticano informou que Francisco havia ado bem a madrugada e repousou por toda a noite.
Na tarde de domingo (2), a Santa Sé divulgou um boletim afirmando que o quadro de saúde do papa continuava estável, mas ainda complexo.
6r6373